quarta-feira, 27 de abril de 2011

O Neodarwinismo

O neodarwinismo ou teoria sintética é a teoria atualmente aceita para explicar a evolução. A teoria emprega os conceitos de mutação, variedade genética, seleção natural e isolamento geográfico e reprodutivo, entre outros. 
A mutação é uma alteração na seqüência de bases do DNA. Ela ocorre espontaneamente ou provocada por agentes ambientais. Somente as mutações que ocorrem nas células reprodutoras têm importância evolutiva. 
As mutações geralmente são prejudiciais, mas as vantajosas espalham-se por seleção natural e contribuem para a adaptação do organismo e transformação da espécie. As mutações ocorrem ao acaso, isto é, o aparecimento de uma mutação não é influenciado pela vantagem que ela confere ao organismo. 
A reprodução sexuada aumenta a variedade genética das populações, aumentando a velocidade do processo evolutivo e facilitando, a longo prazo, a adaptação da espécies a ambientes diferentes, aumentando também a resistência da espécie a parasitas. 
A Seleção Natural impõe uma ordem ao processo evolutivo, previlegiando os indivíduos mais adaptados e eliminando os menos adaptados. Os indivíduos mais adaptados tendem a deixar descendentes capazes de atingir a época reprodutiva. Com isso, as espécies tornam-se mais adaptadas ao ambiente em que vivem. 
As populações mantêm uma grande variedade genética, de forma estável. Isso produz uma gama de fenótipos diferentes _ poliformismo; entre seres da mesma espécie. 
Algumas características, como força física e cauda vistosa, ajudam o individuo a conseguir um parceiro para a reprodução. O processo é chamado Seleção Sexual.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Opinião de Leonardo

Jean Baptiste Lamarck criou a lei do uso e desuso, mas ele estava errado, pois ninguém e nenhum animal nem com muito esforço poderia ser mudado. Ele era considerado um dos maiores cientistas daquela época.

Darwin criou a lei da seleção natural, por ser rico cursou as melhores faculdades de artes, de ciências, etc.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Opinião Ramon Jp

Pra mim Jean Baptiste Lamarck criou uma teoria chamada Lamarckismo apesar de ele errar em "tudo" ele foi um dos  introdutores do termo " Biologia "
Darwin só acertou mais coisas que Lamark porque ele era Riquinho e ele podia viajar pelo o mundo pelo menos ele nao falava que todos os animais apesar de diferentes do ambiente eles se acustumavam e sempre tinha esforço.
Lamarck usava duas leis: Lei do uso e desuso e lei da herança dos caracteres.
Darwin usava uma lei :Lei da Seleçao natural
Apesar dos dois estarem errados a aceita pela ciencia e o Neodawinismo

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Lamark E Darwin

                             

                                                

Principais Teorias Evolucionistas

Lamarckismo
Jean-Baptiste Lamarck, contrariando a teoria fixista da época, defendeu a teoria de que as características das espécies mudavam com o tempo. Em sua teoria, os órgãos que eram utilizados desenvolviam, enquanto os que não eram, atrofiavam. Esta é a Lei do uso e desuso dos órgãos. Porém esse raciocínio está incorreto. Vejamos um exemplo nos dias atuais: Um rapaz muito magro, de família magra e esposa com mesmo biotipo começa malhar muito, tomar suplemento alimentar e fica muito musculoso. Seu filho então nasce musculoso também. Este raciocínio foi chamado por Lamarck de Lei da herança dos caracteres adquiridos.
Darwinismo
Charles Darwin, em sua viagem pelas Ilhas Galápagos, estudou o comportamento de algumas espécies durante gerações. Observou que algumas espécies evoluíam de outras e que os animais mais preparados para enfrentar condições adversas de temperatura, etc. sobreviviam e conseguiam passar suas características para os descendentes.
Observou também que isso se assemelha com a seleção artificial que seres humanos fazem com raças de cachorros, cruzando os mais bonitos, mais fortes e mais saudáveis para produzirem filhotes mais bonitos.
Esse estudo, onde os mais aptos sobreviviam e passavam seus genes para os descendentes foi chamado de Lei da Seleção Natural.
A seleção natural não é causada pelo sucesso reprodutivo do mais apto, a seleção é sobrevivência e reprodução diferenciais. Ou seja, o sucesso reprodutivo é daquele que conseguiu sobreviver e deixou o maior número de descendentes viáveis. O sucesso reprodutivo depende da sobrevivência, e a prole também precisa sobreviver e deixar descendentes. Quanto mais cedo um indivíduo morre, menos descendentes ele deixa.
Neodarwinismo
Nesta teoria, e evolução é o resultado de um conjunto de fatores, que atuam na composição de uma população:
- Mutação
- Fluxo Gênico
- Seleção Natural
- Deriva Genética
Mutação
É qualquer modificação na característica de uma espécie. As mutações podem ocorrer nas células somáticas e nas células germinativas, e esta pode ser passada para os descendentes. A mutação aumenta a variabilidade genética de uma população.
Fluxo Gênico
Os alelos podem ser introduzidos em uma população através dos indivíduos migrantes, o que tende a aumentar a variabilidade genética da população.
Seleção Natural
Existem três tipos de seleção:
- Estabilizadora ou normatizadora: Seleção na qual os indivíduos com genótipo para características extremas são eliminados da população. Por exemplo indivíduos muito grandes e indivíduos muito pequenos.
- Direcional: Quando uma característica é favorecida, em detrimento de outra, ou seja, um tipo de fenótipo, à direita ou à esquerda da média é favorecido.
- Disruptiva: Quando os fenótipos à esquerda e à direta da média são favorecidos, formando grupos distintos.
Deriva Genética
Quando uma população é muito pequena, o efeito da deriva genética é muito grande. A tendência da deriva genética é diminuir a variação dos genótipos, podendo até excluir um gene da população.

Teorias Evolucionistas

Lamarckismo,Darwinismo,Neodarwinismo,Mutação,Fluxo Gênico,Seleção Natural,Deriva Genética
Essas são as principais teorias evolucionistas ( aceitas pela ciencia )




By:Ramon Jp e Leonardo Arruda